sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Imagem do mês: Novembro de 2011

O mês de Novembro foi marcado pelo assalto, delapidação e destruição das instalações da Chancelaria da Embaixada do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte na República Islâmica do Irão.

Esse acto foi perpetrado por “estudantes”, numa aparente onda de nacionalismo e de exacerbar de sentimentos anti-britânicos, originados pela pressão a que o Irão se vê submetido por causa do dossier sobre o programa iraniano de enriquecimento de urânio, segundo alguns analistas.

O Ministério Iraniano lamentou “as accoes lamentaveis de alguns protestantes”. De acordo com a Convencao de Viena de 1961, como orgão de manutenção da ordem do Estado receptor, a Polícia Iraniana tem a responsabilidade de assegurar a inviolabilidade das instalações da Embaixada, dos seus meios, arquivos e documentação. No entanto, vê-se claramente que agentes da Polícia não estão empenhados em impedir que os “estudantes”/manifestantes ataquem as instalações da Embaixada.

Num acordão da Corte Internacional de Justica, datado de 24 de Maio de 1980, o Irão foi condenado por factos similares, tendo a Corte considerado na altura que o Irão violou, entre outros tratados internacionais os artigos 22 (2), 24, 25, 26, 27 et 29 da Convenção de Viena 1961 sobre as relações diplomáticas.


Na sequência dos acontecimentos de 29 de Novembro de 2011, o Reino Unido deu 48 horas para que todos os diplomatas Iranianos abandonem o seu território. Clima de tensão a vista. Paz ameaçada … de novo…